Como sempre, farei o comentário sobre a foto!
Esse click é lá em Curitiba, nos Jogos da Amizade dos Colégios Militares da Região Sul (não sei porque o CM de Brasília mandou uma representação, mas..)
Olhem só o competidor sarado, minha nossa heim! Ali estão (da esquerda pra direita): CAP RODRIGUES, SALENAVE, BRUNHOLI, DOUGLAS FLORES E BARBOSA!
Estes foram os quatro alunos que nadaram pelo CMPA em piscinas distantes.
O assunto em pauta é a natação, esporte que admiro muito. Afinal, ele mexe com os membros superiores e inferiores do atleta, além de todo o esquema da respiração e etc. Vamos a um breve histórico dessa prática, focalizando sempre o séc. XIX.
A natação é tão antiga quanto o homem, pois desde o início dos tempos, era necessário nadar para se locomover e se alimentar, atravessar rios, lagos e mares em busca de abrigo e alimentos.
A natação só começou a ser organizada no século XVII, no Japão, onde o Imperador determinou que ela fosse ensinada e praticada nas escolas, mas como o Japão era um país fechado, isso não se disseminou para o resto do mundo.
Foi na Inglaterra, em 1837, que a natação foi organizada como competição pela primeira vez, quando foi fundada a Sociedade Britânica de Natação. No início, o estilo adotado pelos atletas era o nado peito. Na década de 1870, J. Arthur Trudgeon, um instrutor inglês de natação, viajou para a América do Sul e observou um estilo alternativo de se nadar. Ele levou o novo estilo para a Inglaterra, onde era chamado nado “trudgeon”, hoje, conhecido como nado crawl com pernada de tesoura. A natação é um dos esportes nobres das Olimpíadas ao lado do atletismo. Sempre foi um esporte olímpico, desde a primeira disputa em Atenas, 1896. Naquele ano, apenas os estilos livre (crawl) e peito foram disputados. O nado costas foi incluído nos Jogos de 1904, já o borboleta, surgiu como evolução do nado peito, na década de 1940.
A história da natação brasileira inicia em 1908, quando aconteceram em Montevidéu, as primeiras provas internacionais na América do Sul. Graças ao famoso Abraão Saliture, o Brasil conquistou as primeiras vitórias internacionais, vencendo as provas de 100m e 500m livre. Em 1912, a natação foi regulamentada pela Federação Brasileira das Sociedades de Remo.
BiBLioGRaFiA
(gostei desse site, bem resumido e interessante)